Saiba qual avental usar

Os aventais plumbíferos fazem parte dos EPI [Equipamento de Proteção Individual] utilizados em radiologia. Há diversos modelos de aventais disponíveis no mercado. Lembrando que a utilização de EPI não deve substituir a proteção coletiva ou os dispositivos de contenção físicos (Biombos, colimação barreiras protetoras). De acordo com a energia do fóton, deve-se utilizar aventais com espessura equivalente em chumbo de tal forma que o usuário esteja protegido sem se submeter a um equipamento que se mostre indevido ergonômico. Ou seja, se o avental disponível é muito pesado ou incômodo para o número de horas que deverá ser utilizado, duas providências podem ser tomadas: Ou se revê o dispositivo utilizado, ou a rotina do serviço. Geralmente em serviços de hemodinâmica, que tem procedimentos com longa duração de exposição à radiação, usa-se um conjunto de colete e saiote que distribui melhor o peso pelo corpo e assim como nos centros cirúrgicos, os aventais com 0,25 mm de equivalência são os mais recomendados. Nos raios-x gerais usa-se mais comumente o de 0,50 mm de equivalência em Pb pois o seu uso não é contínuo, mas em ocasiões especiais. Lembrar que um avental ou óculos ou protetor de tireoide apenas atenuam a radiação e não a eliminam. Exemplo, o avental de 0,25mm de equivalência em chumbo retém 50% da dose incidente em feixes de 100 kV e cerca de 75% de feixes de 75 kV.

Os protetores de tireóide devem ser usados em conjunto com os aventais e os óculos

Protetores de tireóide devem ser usados em todos os exames em que não estejam dentro do campo de exame. A tireóide é uma glândula sensível a radiação e sua exposição em excesso pode desencadear um mal funcionamento dela, com isso diversos problemas de saúde podem resultar. Sempre use o protetor em exames de radiologia oral.

Este artigo continuará.

Numa postagem próxima, iremos revisar alguns casos onde, por exceção, o colar plumbífero, ou protetor de tireóide, não deve ser utilizado com riscos de comprometimento do exame a ser realizado.

(“Spoiler”: exames de mamografia)